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Marketing Digital

O que é um programa de afiliados?
Como participar com seu site?

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Um programa de afiliados é uma estratégia de vendas amplamente utilizada na internet. Ele funciona por meio da divulgação de anúncios, que podem ser banners ou links, para promover produtos ou serviços. A cada conversão gerada, o afiliado recebe uma comissão pela venda efetuada.

A principal vantagem dessa estratégia é a geração de uma renda extra, originada por meio da monetização de sites, blogs e até redes sociais. O público-alvo de um programa de afiliados vai de programadores até blogueiros e influenciadores digitais.

Como incluir-se num programa de afiliados?

Se você tem um blog sobre qualquer assunto ou um e-commerce, considere ingressar num programa de afiliados. A estratégia pode gerar uma renda extra para o seu negócio, e reinvestindo esse lucro ou parte dele em marketing você pode atrair novos clientes.

Cadastrar um site num programa de afiliados é extremamente fácil: basta preencher um cadastro gratuito, com dados de identificação, endereço do seu site e como você gostaria de receber sua comissão. Assim que o registro for aprovado você já pode começar as divulgações no seu site, bastando escolher o serviço que irá divulgar, o banner de anúncio e colar o código-fonte na sua página.

O diferencial para que o programa de afiliados seja realmente lucrativo vai depender da estratégia adotada. A segmentação é o segredo deste negócio, por isso é importante direcionar os anúncios para o público certo.

Para esclarecer eventuais dúvidas listamos abaixo alguns exemplos, erros e recomendações para ajudá-lo nos primeiros passos.

Programa de afiliados: como funciona na prática

Você já sabe que o afiliado é uma espécie de representante de vendas, pois promove um produto ou serviço e, em troca, recebe uma comissão. Agora, o próximo passo é traçar estratégias para que seu site alcance bons resultados em um programa de afiliados. Afinal, ter um plano ajudará a escolher os melhores programas para o seu negócio, considerando tanto a segmentação quanto a rentabilidade.”

Atualmente, existem vários programas de afiliados que permitem a promoção de produtos físicos, serviços ou produtos digitais, como e-books e cursos. A rentabilidade varia bastante, e em alguns casos, a margem de receita é menor devido ao próprio valor do produto. Portanto, antes de ingressar em um programa de afiliados, é importante avaliar a segmentação e o percentual que você receberá.

Exemplo prático

Vamos supor que você se afilie ao Programa de Afiliados da Resolve Systems, que oferece as melhores comissões do Mercado Digital. Você pode publicar um post no seu blog falando sobre Marketing Digital, criação de sites, Tráfego Pago ou funis de vendas. Basta inserir links e banners recomendando o serviço da Resolve Systems.

A cada venda realizada por meio desta divulgação, você pode ganhar de 5% a 8% sobre o valor da venda efetuada. O pagamento aumenta gradualmente com o número de vendas. Por exemplo, se você tiver 25 indicações aprovadas em um determinado mês, o valor pode chegar a mais de R$ 10.000,00. Pode parecer exagerado, mas considere o seguinte: se você vender 10 X E-Commerce, que pode custar R$ 7.000,00 ou R$ 8.000,00 (ou até mais, dependendo das funcionalidades solicitadas pelos clientes), esse valor pode ultrapassar os 4 dígitos…”

5 passos para alcançar bons resultados como afiliado

  1. Pesquise programas de afiliados e escolha aqueles que têm maior afinidade com o seu negócio e o seu público. Se você é uma autoridade em um determinado segmento e já possui uma audiência que o acompanha, reflita se as pessoas se interessarão pelos produtos ou serviços que você está promovendo.”
  2. Verifique o percentual de comissão de cada programa de afiliados selecionado por você. Se estiver oferecendo o produto certo para o público adequado, as chances de conversão aumentam e, por consequência, a sua perspectiva de lucro.
  3. Crie uma estratégia para divulgação dos produtos ou serviços do programa de afiliados que você ingressou. Além da divulgação em sites ou blogs você pode usar outros canais de divulgação, como as redes sociais. Lembre-se de manter o foco na segmentação correta – afinal, quem persegue dois coelhos ao mesmo tempo não pega nenhum.
  4. Reinvista uma parte do lucro recebido do programa de afiliados para gerar mais tráfego para o site, blog ou rede social. Com isso, você pode tanto aumentar a visibilidade do site ou blog quanto a audiência em seus canais de divulgação sociais.
  5. Tenha objetivos claros desde o ingresso no programa de afiliados. Isso pode incluir conquistar a primeira venda em um determinado período, fechar x vendas por semana ou até mesmo ultrapassar 21 vendas no mês.”

Por Elton Ferrari, Sócio Fundador da Resolve Systems – Agência de Marketing Digital Completa